O saneamento é essencial no meio rural, especialmente me comunidades em situação de vulnerabilidade socioambiental com acesso limitado a serviços básicos. Sistemas de saneamento adequados, incluindo água potável e tratamento de águas residuárias, melhoram a vida rural e promovem a saúde pública, prevenindo doenças transmitidas pela água. Nesse contexto, o objetivo da presente ACIEPE consiste em realizar junto aos alunos de graduação do campus Lagoa do Sino ações em campo visando garantir o acesso ao trataemnto de águas residuárias de duas comunidades rurais: um assentamento e uma comunidade indígena. Para tanto, pretende-se instalar e monitorar sistemas de fossas sépticas biodigestoras e jardins filtrantes.
Comunidade universitária e membros de um assentamento rural e de uma comunidade indígena.
Capacitação: Através do enfrentamento de desafios reais de saneamento em comunidades carentes, os estudantes aplicam seus conhecimentos teóricos na prática, desenvolvendo habilidades fundamentais, como resolução de problemas e pensamento crítico, resultando em uma capacitação prática e social significativa.
Interdisciplinaridade e aprimoramento do currículo: Ao lidar com os desafios atrelados ao saneamento rural, os discentes são estimulados a unir ideias de diferentes disciplinas, adquirindo uma compreensão completa e abrangente.
Colaboração academia-comunidade: Por meio do engajamento direto dos professores, os projetos de extensão podem aproveitar seu conhecimento especializado, levando a soluções mais eficientes e duradouras para os desafios de saneamento.
Jorge Luís Rodrigues Pantoja Filho
Beatriz Cruz Gonzales
Thyago Kawaguchi Sakurai de Melo